Seara e BRF devem ter margens mais altas em 2022, projeta Bank of América

Analistas lembram que ano que vem promete ser positivo para as cadeias produtivas de frango e suíno, conforme projeção da associação do setor

Após um ano de alta nos custos de produção das cadeias de frango e suíno, as margens operacionais da Seara, que pertence à JBS, e da BRF devem ser mais altas em 2022, projeta o Bank of América, após conversas com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) sobre a tendência para o segmento no ano que vem.

O ano que vem promete ser positivo para as cadeias produtivas de frango e suíno, de acordo com a ABPA. Com a alta significativa da carne bovina, as demais proteínas ganharam espaço na mesa do brasileiro. Desde 2019, o consumo per capita de carne suína cresceu 20% e a carne de frango avançou 10%.

Em conversa com analistas do Bank of America, o diretor de mercado da entidade, Luis Rua, afirmou que a expectativa é de que a produção brasileira cresça 4% em 2022 para atender a forte demanda no mercado interno e para exportação.

A ABPA também prevê um cenário de custos favoráveis aos produtores rurais. Rua disse que a tendência é de que os preços dos insumos parem de subir e, eventualmente, recuem com a confirmação de uma safra de grãos cheia.

Do lado das exportações, a ABPA espera um aumento de 7,5% em volumes neste ano, além de um incremento de 3,5% em 2022, apoiado por oferta adicional limitada de outros países, reabertura total do serviço de alimentação e menor competição com os EUA na China em quartos de perna, compensando um declínio estrutural na demanda da Arábia Saudita.

Para a carne de frango, a perspectiva é de avançar 12% nas exportações em 2021 e 13% no ano que vem. Segundo Rua, a demanda chinesa deve seguir forte, já que surgem surtos de peste suína africana na China e em outros países fornecedores, como a Alemanha e Dinamarca, que juntos fornecem 20% do total comprado pelos chineses.

A ABPA também projeta crescimento superior a 5% no mercado interno neste dois anos, refletindo uma “mudança estrutural” no comportamento de consumo do brasileiro, disse o executivo.

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